SOBRE ESTIMULANTES

O que são?
Os estimulantes são substâncias que têm um  efeito direto sobre o Sistema Nervoso Central,  porque aumentam a estimulação do sistema  cardiovascular e do metabolismo orgânico em  geral. Os estimulantes mais disseminados no  desporto são: anfetaminas, cocaína e efedrina.
Porque são usados pelos atletas?
Os estimulantes são usados para conseguir os mesmos efeitos da adrenalina, substância que é produzida naturalmente pelo organismo. Podem produzir excitação,  melhorar os reflexos e a capacidade de concentração e aumentar a agressividade.  Podem ainda aumentar a capacidade de tolerância ao esforço físico e diminuir o limiar da dor.
Estimulantes Simpatomiméticos
Tem sido utilizados com a finalidade de aumentar o estado de alerta, de reduzir a fadiga e de aumentar a competitividade. A utilização destes além de ser proibida por ser injusta para com outros jogadores pode trazer numerosos efeitos nocivos aos usuários, como alteração do controle da temperatura corporal, hipertensão, taquicardia, arritmia, vasoconstrição cutânea, midríase, excitação nervosa, ansiedade, crises convulsivas e outros, excitação nervosa. Pertencem a esse grupo a anfetamina, cocaína, cafeína., efedrina, pseudoefedrina, salbutamol, fenilporopanolamina, entre outros.

Jogadores de futebol e beisebol usam anfetaminas para aumentar o estado de alerta e concentração; corredores e nadadores podem usá-las para aumentar a energia e resistência, e jóqueis para supremir o apetite e evitar aumento de peso corporal.        Em 2007  o jogador Dodô, atacante na época, do Botafogo foi pego no antidoping por uso da substância fenproporex (anfetamina), inicialmente o jogador foi suspenso por 120 dias, mas a Fifa, juntamente com a Wada, entrou com recurso contra o STJD, suspendendo atleta por 2 anos. O órgão alegou que Dodô não conseguiu provar o porquê de a substância estar em seu organismo.
Diuréticos

Algumas substâncias configuram casos de doping apenas quando detectadas acima de determinada concentração. Diuréticos são eventualmente utilizados como agentes mascaradores, ou seja, atuam diluindo a urina do atleta, diminuindo a concentração de outra substância proibida utilizada (descaracterizando um caso positivo de doping. Outro objetivo freqüente, apesar de também proibido, do uso de diuréticos nos esportes é a redução rápida do peso corporal de atletas, que participam de esportes com divisão de categorias por peso ou onde o baixo peso corporal seja condição importante na obtenção de resultados.

A ginasta Daiane dos Santos em julho de 2010 foi pega em exame antidoping, para o diurético furosemida. . Em outubro, o resultado foi divulgado e o caso repercutiu imediatamente em todo o Brasil. A Federação Internacional de Ginástica acabou dando uma pena branda à atleta, que foi suspensa por 5 meses.A atleta afirmou que não sabia que a furosemida era proibida, sendo que a substância era a base de um tratamento estético contra gordura localizada ao qual a ginasta estava sendo submetida. "Eu perguntei para ela [a esteticista, cujo nome não foi divulgado por Daiane] o que tinha nas enzimas da aplicação. Ela disse que não tinha nada de errado. Mas ela também não sabia que a substância não podia ser utilizada", explicou a ginasta, contando, ainda, por que resolveu realizar o tratamento. "Eu não estava me sentindo bem esteticamente. Eu estava em recuperação, ficava sentada o tempo inteiro, então é normal que a massa vire gordura mesmo".

Porém Daiane não foi a primeira Brasileira a ser pega utilizando furosemida, em 2002 o atleta João Derly - Bicampeão mundial de judô, ficou seis meses suspenso por doping, após usar um diurético, para acelerar a perda de peso, dias antes de um torneio, em 2002.





Bibliografia

CASTRO,R.R.T;NOBREGA,A.C.L;ROSE,E.H. XXVIII Olimpíadas, Atenas. O cardiologista está preparado? Arq. Bras. Cardiol. vol.83 no.1 São Paulo July 2004.

http://www.idesporto.pt/docs/jovens.pdf

http://www.vooz.com.br/noticias/daiane-dos-santos-diz-que-nao-sabia-que-substancia-era-proibida-21540.html


http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/fotos/0,,OI149234-EI17322,00-Relembre+casos+de+doping+que+chocaram+o+esporte.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário