Alcoolemia

O consumo de álcool é um dos hábitos sociais mais antigos e disseminados entre a população, estando associado a ritos religiosos e festivos, sendo uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido legalmente e até incentivado pela sociedade.
A absorção do álcool é rápida no início do uso e declina posteriormente, mesmo que a concentração no estômago ainda esteja alta. Depois da ingestão oral do etanol, cerca de 20% é absorvido em nível de mucosa estomacal e o restante nas primeiras porções do intestino delgado. Vários fatores podem influenciar a absorção do álcool, entre esses fatores destaca-se o tipo de bebida e concentração alcoólica, o pH do meio, o conteúdo gástrico e motilidade gastrointestinal, o período gasto na ingestão da bebida, além de outros fatores fisiológicos individuais.


Após a absorção pela via digestiva, o álcool passa diretamente pela veia porta e para o fígado, indo à circulação sanguínea e linfática do organismo, onde vai ser distribuído pelos tecidos em geral, apresentando níveis teciduais semelhantes aos níveis plasmáticos.
Cálculo da quantidade de álcool numa bebida:
O número de gramas em álcool de uma bebida pode ser calculado multiplicando o número de mililitros (ml) de álcool de uma bebida por 0,8 (o álcool é menos denso que a água):

Quantidade
Graduação
de álcool
Percentagem
de álcool
Volume
de álcool
Gramas de álcool
(ml x 0,8)
1 litro de vinho
12º
12%
120 ml
96 - 100 gramas
1 litro de cerveja
6%
60 ml
48 - 50gramas
1 litro aguardente
50º
50%
500 ml
400 gramas

Cálculo da taxa de alcoolemia
A taxa de alcoolemia atingida com a ingestão de determinadas quantidades de bebidas alcoólicas pode ser calculada, de modo aproximado, através da seguinte fórmula:


Coeficientes:
0,7 → homens em jejum
0,6 → mulheres em jejum
1,1 → decurso das refeições
(Disponível em:< http://www.saudepublica.web.pt/05-promocaosaude/051Educacao/al cool.nota.htm> )
Cerca de 90 a 98% do etanol ingerido é biotransformada através da oxidação; somente 2 a 10% do etanol absorvido é eliminado inalterado ocorrendo esta eliminação principalmente através dos rins e pulmões.
Entre as conseqüências orgânicas do consumo agudo e crônico de etanol surgem diversos efeitos tóxicos sobre o organismo. A primeira reação do organismo à bebida alcoólica é a euforia, desinibição e autoconfiança, sendo esse estado de espírito decorrente da liberação de mediadores neuronais, e que causam desequilíbrio ao sistema nervoso central. Essa primeira fase dura pouco. No entanto, é seguida de depressão, com diminuição da capacidade física, motora e mental; o que compromete a atenção e o estado de alerta necessários no trânsito e em outras atividades.


Estudos analisaram a prevalência de álcool e outras drogas em vítimas de acidentes de trânsito na França. A análise de álcool foi realizada em amostras de sangue por Cromatografia em fase gasosa cm head space, sendo observado um nível elevado de álcool, acima do limite permitido pelo departamento de trânsito. Segundo esta pesquisa, o álcool é uma das principais causas de morte em acidentes de trânsito entre jovens de 18-27 anos de idade.
Tendo em vista que a causa da maioria dos acidentes automobilísticos em todo o mundo tem sido há muito tempo associado ao consumo de álcool e, visando diminuir esses acidentes, os países têm criado leis que punem os crimes de trânsito e estabelecem limites de alcoolemia para os condutores.


(http://www.google.com.br/imgres?q=%C3%A1lcool&um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbm=isch&tbnid=ZCRhFidVAWUiAM:&imgrefurl=http://segurancadotrabalhoedavida.blogspot.com/2011/02/ceia-alertanao-se-enganealcool-vicia-e.html&docid=_8lpx7JAMSoUZM&w=480&h=640&ei=ujp2Trq9NYGCtge49NHNDA&zoom=1&iact=hc&vpx=463&vpy=191&dur=1729&hovh=259&hovw=194&tx=210&ty=115&page=2&tbnh=141&tbnw=108&start=19&ndsp=20&ved=1t:429,r:15,s:19&biw=1280&bih=705)

Vários estudos têm concluído que a determinação da concentração do etanol ingerido pode ser determinada através da análise do sangue, ar exalado, da urina e da saliva, sendo a determinação da concentração de álcool no sangue, a medida mais precisa do grau de intoxicação.  Na determinação de etanol por cromatografia por head space utiliza-se normalmente um padrão interno para calibração da análise com o objetivo de corrigir imprecisões na amostragem ou na injeção.  Esta técnica consiste em adicionar uma quantidade conhecida de uma substância (padrão interno), diferente daquelas que estão sendo analisadas. Para a quantificação, é construída uma curva de calibração utilizando a razão entre a área do analito (etanol) e a do padrão interno versus a concentração do analito.

                             (http://www.google.com.br/imgres?q=%C3%A1lcool&um=1&hl=pt-BR&sa&ei)
                                     

SANTIAGO, E. F. Alcoolemia em vítimas fatais de acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte empregando cromatografia em fase gasosa- Head space. Natal, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário